sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Comunicação - O Poder da fala e não fala.


Acredito que entre os pilares de uma boa construção relacional destaca-se o poder da comunicação.
Usar o poder da comunicação é-nos um instrumento de construção de muralhas ou pontes nos relacionamentos. Enquanto uns a usam para se separar de pessoas, outros sabiamente a usam para se aproximar de outros.
Poder esse que promovem guerras e as apaziguam, lágrimas de ódio e de alegria, que fere e cura, enfim, há poder nas palavras!
Mesmo sendo teólogo, permeado por uma cosmovisão do transcendente, acredito que o poder maior das palavras não está no âmbito espiritual, mas psicológico (pois o ser humano é um ser - psico-socio-bio espiritual).

O que comunicamos em palavras ou com ausência delas pode desencadear uma série de conseqüências benéficas ou não na vida do receptor.
Homens que se calam diante de conflitos relacionais quando deveriam criar pontes através do diálogo, manipulam com o seu silêncio, há momentos que o silêncio é a melhor opção, ou a semelhança de Adão no Éden que se omitiu vendo sua mulher caminhar para uma situação trágica ao comer do fruto proibido, ou quando usam com agressividade no tempo errado do jeito errado.
Mulheres que se retrãem num silêncio mórbido com suas dores e opiniões não permitindo que o outro conheça a dor da sua alma e se definham e definham o relacionamento, ou com um bradar-gritar que a vizinhança já reconhece a voz à distância.
Cabe-nos preencher a lacuna que a não ou mau comunicação cria em nossos relacionamentos, como dizia o historiador e autor C. Northcote Parkinson: “o vazio criado pela incapacidade de se comunicar é rapidamente preenchido por veneno, tolice e falsidades”. Sendo assim, que usemos tal poder para preencher vazios criados usando essa dádiva divinamente humana ou humanamente divina para preenchermo-nos mutuamente inaugurando pontes de comunicação e destruindo muralhas da separação.
Comunicados pelo poder da boa fala e não fala, livres das muralhas da não comunicação, inauguremos um novo tempo em nossos relacionamentos.
By Tony Edson

Nenhum comentário: